História em um Clic - Um Projeto ETEC PJ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

História em um Clic - Um Projeto ETEC PJ

A História é como uma máquina fotográfica: revela momentos históricos congelados no tempo e no espaço, mas sempre vivos em nossa memória.
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Nimrod - O Criador da Globalização

Ir para baixo 
+3
Felipe Oliveira
samulvlup-gaara
Admin
7 participantes
AutorMensagem
Admin
Admin



Mensagens : 53
Data de inscrição : 01/08/2010

Nimrod - O Criador da Globalização Empty
MensagemAssunto: Nimrod - O Criador da Globalização   Nimrod - O Criador da Globalização Icon_minitimeSeg Ago 02, 2010 1:42 am

Nimrod é uma das personagens mais curiosas da Antiguidade Mesopotâmica. Sua origem, embora lendária, encontra referência em inúmeros lugares daquela região, indicando que tenha sido histórico. Abaixo, vou inserir algumas informações que encontrei no Wikipedia e que comparei com outras obras que tenho em casa:

Nimrod (também grafado Ninrode ou Nemrod) é um personagem biblico descrito como o primeiro poderoso na terra (Génesis 10:8; 1 Crónicas 1:10). Filho de Cush, que era filho de Cam, que era filho de Noé.

Os escritos rabínicos derivaram o nome Ninrode do verbo hebraico ma·rádh, que significa "rebelar". Assim, o Talmude Babilônico (Erubin 53a) declara: "Então, por que foi ele chamado de Ninrode? Porque incitou todo o mundo a se rebelar (himrid) contra a Sua soberania." — Encyclopedia of Biblical Interpretation (Enciclopédia de Interpretação Bíblica), de Menahem M. Kasher, Vol. II, 1955, p. 79.

A respeito do nome , o orientalista E. F. C. Rosenmüller escreveu: "O nome Ninrode se deriva de [ma·rádh], 'ele se rebelou', 'ele desertou', segundo o significado hebraico." Rosenmüller explica ainda que "os orientais têm o costume de se referir muitas vezes às pessoas de destaque por outro nome dado após a sua morte, e por isso às vezes há uma notável harmonia entre o nome e os atos da pessoa".

Segundo a Bíblia, o reinado de Nimrod incluía as cidades de Babel, Arac (Araque), Acad e Calene (Calné), todas na terra de Sinear ou Senaar (Génesis 10:10). Foi, provavelmente, sob o seu comando que se iniciou a construção de Babel e da sua torre. Tal conclusão está de acordo com o conceito judaico tradicional.

Sobre este homem, Josefo escreveu: "Pouco a pouco, transformou o estado de coisas numa tirania, sustentando que a única maneira de afastar os homens do temor a Deus era fazê-los continuamente dependentes do seu próprio poder. Ele ameaçou vingar-se de Deus, se Este quisesse novamente inundar a terra; porque construiria uma torre mais alta do que poderia ser atingida pela água e vingaria a destruição dos seus antepassados. O povo estava ansioso de seguir este conselho, achando ser escravidão submeter-se a Deus; de modo que empreenderam construir a torre [...] e ela subiu com rapidez além de todas as expectativas." — Jewish Antiquities (Antiguidades Judaicas), I, 114, 115 (iv, 2, 3)

Parece que Nimrod estendeu o seu domínio ao território da Assíria e construiu ali "Nínive, e Reobote-Ir, e Calá, e Resem, entre Nínive e Calá: esta é a grande cidade" (Génesis 10:11, 12 NM).
A Collier’s Encyclopedia afirma: "Os peritos têm tentado, sem real êxito, identificar Ninrode com diversos reis, heróis, ou deidades antigas, dentre eles Merodaque [Marduque ou Marduc], um deus assírio-babilônico; Gilgamés [Gilgamesh], um herói babilônio que se tornou famoso como caçador; e Órion, um caçador da mitologia clássica". Na verdade, pouco mais se sabe sobre este governante do que aquilo que a Bíblia menciona. No entanto, a tradição árabe menciona-o. O nome, como Nimrude ou Nimroude, ocorre em designações de lugares no Próximo Oriente. Poemas didáticos sumério-acadianos relatam os seus feitos heróicos. E Josefo, historiador judeu, refere-se nominalmente a ele.

Segundo a tradição religiosa, Nimrod foi executado devido à sua rebelião contra Javé, o Deus de Noé. Os seguidores de Ninrode consideraram a sua morte violenta uma tragédia ou calamidade, e o deificaram. Comemoravam a sua morte anualmente no primeiro e segundo dia do mês lunar de Tamuz, quando as mulheres choravam o seu ídolo.



Ao que parece, esse homem foi o responsável pela criação da Torre de Babel, que pretendia ser, ao mesmo tempo, um grande Zigurate (torre erguida em homenagem aos deuses sumérios) e ao mesmo tempo uma proteção contra um possível segundo dilúvio. Também há alguns elementos que discordam dessas afirmações, b uscando identificar a construção da torre de Babel com Nabucodonosor, rei da Neobabilônia. De qualquer forma, Nimrod foi o primeiro a unificar todas as nações próximas sob um mesmo ideal, e a construção da Torre de Babel seria, simbólicamente, o resultado de uma ação que só seria possível em um ambiente de uma mesma cultura global. A confusão das línguas poderia indicar que o projeto de Nimrod falhou porque os vários povos unificados continuavam com propósitos diferentes, tornando impossível a realização de um projeto comum.

Agora, comente a respeito. Você acha que Nimrod realmente existiu? Ainda que ele não tenha existido históricamente, seu símbolo, muito utilizado no passado e lembrado no presente, possui alguma importância para nós? A história e a ideia de um mundo globalizado continua atual?

Professor Luciano Carvalho king Nimrod - O Criador da Globalização Nimrod10
Ir para o topo Ir para baixo
https://historiaemclic1a.forumeiros.com
samulvlup-gaara

samulvlup-gaara


Mensagens : 15
Data de inscrição : 06/08/2010
Idade : 29
Localização : na frente do pc

Nimrod - O Criador da Globalização Empty
MensagemAssunto: Re: Nimrod - O Criador da Globalização   Nimrod - O Criador da Globalização Icon_minitimeSex Ago 13, 2010 8:32 pm

hummmm... uns dos primeiros no tópico!

agora sério.
ouvi nas minhas aulas de crisma que a torre de Babel foi criada porque o homem(não sito nomes) queria ter o poder de deuses então chegando perto do céu que seria onde os deuses estavam. Isso pode ser dito como certo?

a e se Nimrod realmente existiu poderia ter sido um grande governante por ter conseguido mobilizar tanta gente.
eu acredito nessa historia mas quando Nimrod morreu as pessoas destruíram a torre e seus vestígios?
Ir para o topo Ir para baixo
Felipe Oliveira

Felipe Oliveira


Mensagens : 13
Data de inscrição : 16/08/2010

Nimrod - O Criador da Globalização Empty
MensagemAssunto: Re: Nimrod - O Criador da Globalização   Nimrod - O Criador da Globalização Icon_minitimeSeg Ago 16, 2010 1:50 am

Não sei o que dizer sobre esse fato.... Pois há muitas contradições onde o "único" documento que cita o nome dele, seja a Bíblia. Pode ser também que Nimrod, seja apenas uma representação da população ou da situação da época.
Valeu. rabbit jocolor
Ir para o topo Ir para baixo
samulvlup-gaara

samulvlup-gaara


Mensagens : 15
Data de inscrição : 06/08/2010
Idade : 29
Localização : na frente do pc

Nimrod - O Criador da Globalização Empty
MensagemAssunto: Re: Nimrod - O Criador da Globalização   Nimrod - O Criador da Globalização Icon_minitimeSex Ago 20, 2010 9:21 pm

affff.
cadê o pessoal
nos do 1º n temos nem umas direito.
vamo representa ae gente.
as outra ja tem mais de 10.
Ir para o topo Ir para baixo
Guilherme Tongnole Diogo




Mensagens : 4
Data de inscrição : 06/08/2010
Idade : 28

Nimrod - O Criador da Globalização Empty
MensagemAssunto: Re: Nimrod - O Criador da Globalização   Nimrod - O Criador da Globalização Icon_minitimeSeg Ago 23, 2010 3:35 am

A existência de Nimrod é muito controversa, pois a bíblia é um documento muito antigo, que como qualquer outro está sujeito a séculos de tradução, mas seu símbolo é incontestável pois muitos tentaram unificar o mundo sobre um único império diversas vezes na história, como Nimrod fez em sua época.
Nimrod pode ser considerado como pai da globalização, pois foi o primeiro a pensar em uma junção de diferentes povos com um mesmo objetivo.
A ideia de um mundo globalizado continua atual, pois hoje todos buscam um meio de se comunicar com as pessoas ao redor do mundo, talvez até buscando recuperar a "unidade" anterior a Nimrod.
Ir para o topo Ir para baixo
Douglas




Mensagens : 2
Data de inscrição : 02/08/2010
Idade : 27
Localização : ...

Nimrod - O Criador da Globalização Empty
MensagemAssunto: Re: Nimrod - O Criador da Globalização   Nimrod - O Criador da Globalização Icon_minitimeSeg Ago 23, 2010 3:53 am

É díficil dizer se Nimrod existiu ou não, a Bíblia não é um documento muito confiável. O símbolo de Nimrod sempre esteve ou estará ativo, pois as pessoas ainda poderão tentar unificar algo, como muitas já fizeram além de Nimrod. Com certeza ainda há globalização no mundo, os povos cada vez mais se integram.

Ir para o topo Ir para baixo
Barbara Rocha

Barbara Rocha


Mensagens : 7
Data de inscrição : 07/08/2010
Idade : 29
Localização : São Paulo

Nimrod - O Criador da Globalização Empty
MensagemAssunto: Re: Nimrod - O Criador da Globalização   Nimrod - O Criador da Globalização Icon_minitimeTer Ago 24, 2010 5:00 am

Se a bíblia diz que Nimrod existiu eu acredito, pois além dos fatos de fé a bíblia possui fatos históricos que hj estão sendo comprovados pela ciência.
Podemos incluir a história de Nimrod em nossa sociedade através do processo de globalização, que é um processo de integração cultural, econômica,social e político . Surge a partir da necessidade dinâmica do capitalismo e o capitalismo é um dos pontos que podemos destacar em Nimrod,pois tinha uma busca talvez excessiva pelo poder lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin



Mensagens : 53
Data de inscrição : 01/08/2010

Nimrod - O Criador da Globalização Empty
MensagemAssunto: Não só a Bíblia   Nimrod - O Criador da Globalização Icon_minitimeTer Ago 24, 2010 8:06 pm

Olá, pessoal!

Olha, apenas lembrando, a Bíblia não é a única referência à existência de Nimrod. Também contamos com o Talmud Babilônico que o cita, dentro de um mesmo contexto que a Bíblia. Existem também especulações de que Nimrod seja a grafia judaica para o sumério Gilgamesh, que encabeça o livro mais antigo do mundo, e que conta a história do lendário herói mesopotâmico Gilgamesh, incluindo a primeira versão do dilúvio, do ponto de vista sumeriano.
Assim, temos possíveis evidências de que, mesmo não tendo existido, sua presença lendária exerceu um forte impacto sobre o povo daquela região.

E nós estamos encerrando aqui o tópico sobre a origem dos deuses da Mesopotâmia.

A partir de agora, seguiremos com a Grécia, pessoal

Até breve nos próximos posts.
Ir para o topo Ir para baixo
https://historiaemclic1a.forumeiros.com
igor hammerle




Mensagens : 1
Data de inscrição : 24/08/2010

Nimrod - O Criador da Globalização Empty
MensagemAssunto: Re: Nimrod - O Criador da Globalização   Nimrod - O Criador da Globalização Icon_minitimeTer Ago 24, 2010 11:51 pm

absolutismo passa MUITO longe de capitalismo hahah
o capitalismo é uma noção socio-politica relativamente nova em relação ao absolutismo, que existe desde os tempos faraônicos

O capitalismo como conhecemos teve seu início lá pelos séculos XII, não sendo tão seminal como é nos dado hoje, obviamente.

Vooooltando:
Sobre Nimrod, sendo as suas fontes religiosas, torna o fato altamente interpretativo e duvidoso o seu caráter existencial e de seus feitos.

agora estou sendo chutado do computador pela minha progenitora HAHAH

mais à noite continuo com o raciocínio.

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Nimrod - O Criador da Globalização Empty
MensagemAssunto: Re: Nimrod - O Criador da Globalização   Nimrod - O Criador da Globalização Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Nimrod - O Criador da Globalização
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Nimrod - O Criador da Globalização
» Nimrod - O Criador da Globalização

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
História em um Clic - Um Projeto ETEC PJ :: 1A - Clique aqui... :: Os Grandes Líderes-
Ir para: