História em um Clic - Um Projeto ETEC PJ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

História em um Clic - Um Projeto ETEC PJ

A História é como uma máquina fotográfica: revela momentos históricos congelados no tempo e no espaço, mas sempre vivos em nossa memória.
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Nimrod - O Criador da Globalização

Ir para baixo 
+9
Ronana
Renato Rodrigues
hyroa7x
Fellipe Cardilho
Karen Naomy Uchiyama
Lucas Barreto
patricia tiemi
Beatrice
Admin
13 participantes
AutorMensagem
Admin
Admin



Mensagens : 53
Data de inscrição : 01/08/2010

Nimrod - O Criador da Globalização Empty
MensagemAssunto: Nimrod - O Criador da Globalização   Nimrod - O Criador da Globalização Icon_minitimeSeg Ago 02, 2010 1:52 am

Nimrod é uma das personagens mais curiosas da Antiguidade Mesopotâmica. Sua origem, embora lendária, encontra referência em inúmeros lugares daquela região, indicando que tenha sido histórico. Abaixo, vou inserir algumas informações que encontrei no Wikipedia e que comparei com outras obras que tenho em casa:

Nimrod (também grafado Ninrode ou Nemrod) é um personagem biblico descrito como o primeiro poderoso na terra (Génesis 10:8; 1 Crónicas 1:10). Filho de Cush, que era filho de Cam, que era filho de Noé.

Os escritos rabínicos derivaram o nome Ninrode do verbo hebraico ma·rádh, que significa "rebelar". Assim, o Talmude Babilônico (Erubin 53a) declara: "Então, por que foi ele chamado de Ninrode? Porque incitou todo o mundo a se rebelar (himrid) contra a Sua soberania." — Encyclopedia of Biblical Interpretation (Enciclopédia de Interpretação Bíblica), de Menahem M. Kasher, Vol. II, 1955, p. 79.

A respeito do nome , o orientalista E. F. C. Rosenmüller escreveu: "O nome Ninrode se deriva de [ma·rádh], 'ele se rebelou', 'ele desertou', segundo o significado hebraico." Rosenmüller explica ainda que "os orientais têm o costume de se referir muitas vezes às pessoas de destaque por outro nome dado após a sua morte, e por isso às vezes há uma notável harmonia entre o nome e os atos da pessoa".

Segundo a Bíblia, o reinado de Nimrod incluía as cidades de Babel, Arac (Araque), Acad e Calene (Calné), todas na terra de Sinear ou Senaar (Génesis 10:10). Foi, provavelmente, sob o seu comando que se iniciou a construção de Babel e da sua torre. Tal conclusão está de acordo com o conceito judaico tradicional.

Sobre este homem, Josefo escreveu: "Pouco a pouco, transformou o estado de coisas numa tirania, sustentando que a única maneira de afastar os homens do temor a Deus era fazê-los continuamente dependentes do seu próprio poder. Ele ameaçou vingar-se de Deus, se Este quisesse novamente inundar a terra; porque construiria uma torre mais alta do que poderia ser atingida pela água e vingaria a destruição dos seus antepassados. O povo estava ansioso de seguir este conselho, achando ser escravidão submeter-se a Deus; de modo que empreenderam construir a torre [...] e ela subiu com rapidez além de todas as expectativas." — Jewish Antiquities (Antiguidades Judaicas), I, 114, 115 (iv, 2, 3)

Parece que Nimrod estendeu o seu domínio ao território da Assíria e construiu ali "Nínive, e Reobote-Ir, e Calá, e Resem, entre Nínive e Calá: esta é a grande cidade" (Génesis 10:11, 12 NM).
A Collier’s Encyclopedia afirma: "Os peritos têm tentado, sem real êxito, identificar Ninrode com diversos reis, heróis, ou deidades antigas, dentre eles Merodaque [Marduque ou Marduc], um deus assírio-babilônico; Gilgamés [Gilgamesh], um herói babilônio que se tornou famoso como caçador; e Órion, um caçador da mitologia clássica". Na verdade, pouco mais se sabe sobre este governante do que aquilo que a Bíblia menciona. No entanto, a tradição árabe menciona-o. O nome, como Nimrude ou Nimroude, ocorre em designações de lugares no Próximo Oriente. Poemas didáticos sumério-acadianos relatam os seus feitos heróicos. E Josefo, historiador judeu, refere-se nominalmente a ele.

Segundo a tradição religiosa, Nimrod foi executado devido à sua rebelião contra Javé, o Deus de Noé. Os seguidores de Ninrode consideraram a sua morte violenta uma tragédia ou calamidade, e o deificaram. Comemoravam a sua morte anualmente no primeiro e segundo dia do mês lunar de Tamuz, quando as mulheres choravam o seu ídolo.



Ao que parece, esse homem foi o responsável pela criação da Torre de Babel, que pretendia ser, ao mesmo tempo, um grande Zigurate (torre erguida em homenagem aos deuses sumérios) e ao mesmo tempo uma proteção contra um possível segundo dilúvio. Também há alguns elementos que discordam dessas afirmações, b uscando identificar a construção da torre de Babel com Nabucodonosor, rei da Neobabilônia. De qualquer forma, Nimrod foi o primeiro a unificar todas as nações próximas sob um mesmo ideal, e a construção da Torre de Babel seria, simbólicamente, o resultado de uma ação que só seria possível em um ambiente de uma mesma cultura global. A confusão das línguas poderia indicar que o projeto de Nimrod falhou porque os vários povos unificados continuavam com propósitos diferentes, tornando impossível a realização de um projeto comum.

Agora, comente a respeito. Você acha que Nimrod realmente existiu? Ainda que ele não tenha existido históricamente, seu símbolo, muito utilizado no passado e lembrado no presente, possui alguma importância para nós? A história e a ideia de um mundo globalizado continua atual?

Professor Luciano Carvalho king Nimrod - O Criador da Globalização Nimrod10
Ir para o topo Ir para baixo
https://historiaemclic1a.forumeiros.com
Beatrice




Mensagens : 7
Data de inscrição : 02/08/2010
Idade : 28

Nimrod - O Criador da Globalização Empty
MensagemAssunto: Re: Nimrod - O Criador da Globalização   Nimrod - O Criador da Globalização Icon_minitimeSeg Ago 09, 2010 1:10 am

Para mim Nimrod existiu sim. Ele continua sendo importante porque se não fosse talvez não seria lembrado... na minha opinião ele é lembrado e é importante por ter sido um grande lider e a ideia de um mundo globalizado continua sim.

Ir para o topo Ir para baixo
patricia tiemi




Mensagens : 7
Data de inscrição : 04/08/2010

Nimrod - O Criador da Globalização Empty
MensagemAssunto: Re: Nimrod - O Criador da Globalização   Nimrod - O Criador da Globalização Icon_minitimeTer Ago 10, 2010 1:00 am

Se Nimrod não tivesse existido, acho que não teriam registros sobre ele. Não acredito que fossem criar um 'personagem', só para que ele fosse um símbolo a ser seguido. Se ele realmente unificou várias nações e fez com que a Torre de Babel fosse construída, definitivamente tinha poder, no mínimo de persuasão. Isso torna Nimrod o primeiro grande líder que existiu, sendo seguido por outros vários que continuariam com a ideia de globalizar o mundo.
Ir para o topo Ir para baixo
Lucas Barreto

Lucas Barreto


Mensagens : 3
Data de inscrição : 02/08/2010
Idade : 29
Localização : Somewhere

Nimrod - O Criador da Globalização Empty
MensagemAssunto: Re: Nimrod - O Criador da Globalização   Nimrod - O Criador da Globalização Icon_minitimeTer Ago 10, 2010 9:53 pm

Acredito que Nimrod existiu sim, porque existem registros sobre ele em não só um lugar, mas sim em vários. Apesar de ter se revoltado contra o Deus Javé, tentou unificar o povo fazendo com que nós tenhamos que pensar no motivo de sua rebeldia e pensemos e utilizemos como exemplo sua tentativa de unificação. Já que hoje se quisermos unificar os povos, não podemos se rebelar/desrespeitar os deuses de cada religião, pois esses povos ou religiões não te apoiarão/seguirão.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.twitter.com/lucsbarr
Karen Naomy Uchiyama




Mensagens : 6
Data de inscrição : 02/08/2010
Idade : 29

Nimrod - O Criador da Globalização Empty
MensagemAssunto: Re: Nimrod - O Criador da Globalização   Nimrod - O Criador da Globalização Icon_minitimeQua Ago 11, 2010 3:52 am

Na minha opinião, Nimrod existiu (embora sua origem seja considerada lendária) porque existem vários escritos em livros, enciclopédias... onde dizem que foi Nimrod o primeiro a unificar as nações próximas sob um mesmo ideal(cultura global). Acredito que o seu símbolo, o mundo globalizado, é importante para nós e essa idéia continua atual. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Fellipe Cardilho




Mensagens : 7
Data de inscrição : 02/08/2010
Idade : 29

Nimrod - O Criador da Globalização Empty
MensagemAssunto: Re: Nimrod - O Criador da Globalização   Nimrod - O Criador da Globalização Icon_minitimeQua Ago 11, 2010 9:40 pm

Eu acho que ele de fato existiu,mas tambpem há um pouco de lenda sobre a sua história.Essa lenda reflete na simbologia da globalização para nós hoje em dia.A globalização é uma integração entre os povos e nações,assim como teria ocorrido em babel.Desse modo eu penso que Nimrod pode ter sido um grande e poderoso lider,mas também é em parte uma lenda e um simbolo.
Ir para o topo Ir para baixo
hyroa7x

hyroa7x


Mensagens : 4
Data de inscrição : 10/08/2010

Nimrod - O Criador da Globalização Empty
MensagemAssunto: Re: Nimrod - O Criador da Globalização   Nimrod - O Criador da Globalização Icon_minitimeSex Ago 13, 2010 5:29 am

Agora, comente a respeito. Você acha que Nimrod realmente existiu? Ainda que ele não tenha existido históricamente, seu símbolo, muito utilizado no passado e lembrado no presente, possui alguma importância para nós? A história e a ideia de um mundo globalizado continua atual?



Acho que pela quantidade de relatos há uma boa chance de ele ter existido realmente, e acho que se não importância ele pelo menos se identifica à muitos céticos atuais em relação ao misticismo, pelo fato de além de seu nome (de acordo com os escritos acima) ter algo relacionado a isso e também da sua capacidade de tiranizar o povo se "revoltando" contra deus e fazendo com o que o povo tivesse a mesma postura, e acho que isso se refletiu na sua postura de unificação, buscando com que todos tivessem os mesmo ideais, e sim a globalização para mim e umas da coisas mais presentes e sem a necessidade de uma unificação teritoral como idealizado por Nimrod(se ele existiu mesmo né rabbit ), um exemplo disso é a internet. Basketball
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin



Mensagens : 53
Data de inscrição : 01/08/2010

Nimrod - O Criador da Globalização Empty
MensagemAssunto: É isso aí!   Nimrod - O Criador da Globalização Icon_minitimeSex Ago 13, 2010 3:32 pm

Para os antigos, Nimrod parece ter sido um grande conquistador. As narrativas sobre ele declaram ser um grande caçador sobre a terra. E esse termo era concedido aos grandes conquistadores, pois os caçadores foram os primeiros exploradores a formarem grande povoso nos períodos neolíticos, dadas as suas características de estratégia, ousadia, coragem e força.

Mas Nimrod não foi o único grande líder da Mesopotâmia.

Mais um desafio: pesquisem sobre outros líderes do passado, e sua importância para a história.

Professor Luciano Carvalho pirat
Ir para o topo Ir para baixo
https://historiaemclic1a.forumeiros.com
Renato Rodrigues




Mensagens : 1
Data de inscrição : 05/08/2010

Nimrod - O Criador da Globalização Empty
MensagemAssunto: Re: Nimrod - O Criador da Globalização   Nimrod - O Criador da Globalização Icon_minitimeSáb Ago 14, 2010 7:06 pm

Acredito que Nirod existiu sim, e como teve uma importância muito grande para sua civilização, os povos que vieram após ele criaram inúmeras lendas, até para reforçar o símbolo que ele foi para os Mesopotâmicos. A sua importância para a globalização foi muito grande tbm, até porque a Mesopotâmia era palco de inúmeras guerras e conflitos...
Ir para o topo Ir para baixo
Ronana




Mensagens : 1
Data de inscrição : 04/08/2010

Nimrod - O Criador da Globalização Empty
MensagemAssunto: Re: Nimrod - O Criador da Globalização   Nimrod - O Criador da Globalização Icon_minitimeDom Ago 15, 2010 11:47 pm

Acredito que Nimrod possa ter existido, e que seus feitos até podem ter sido grandes, mas como as noticias se espalhavam de boca em boca, sempre tinha alguém que aumentava um pouquinho para realçar o quanto bonzão ele era (heheh), e de pouco em pouco, ele e os feitos dele acabaram virando lendas. Agora, falando do mundo atual, oque Nimrod queria fazer unificando nações, a internet acabou fazendo ess papel, mostrando que a ideia de um mundo unido viera de muitos e muitos anos atrás, e que acabou acontecendo com a popularização da internet, pouco tempo atrás. Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Karina Celli




Mensagens : 3
Data de inscrição : 04/08/2010

Nimrod - O Criador da Globalização Empty
MensagemAssunto: Re: Nimrod - O Criador da Globalização   Nimrod - O Criador da Globalização Icon_minitimeSeg Ago 16, 2010 5:44 pm

eu acho que ele existiu, mas foi mais de uma pessoa. existiram mais de uma pessoa e chamaram todas elas de uma só, por que suas idéias eram semelhantes.
Ir para o topo Ir para baixo
heitortakeu




Mensagens : 2
Data de inscrição : 05/08/2010

Nimrod - O Criador da Globalização Empty
MensagemAssunto: Re: Nimrod - O Criador da Globalização   Nimrod - O Criador da Globalização Icon_minitimeQua Ago 18, 2010 10:07 pm

eu acho que ele existiu... mas não deve ter feito todas essas coisas... pois a sua "principal" historia que é da Torre de Babel "pertence" ao Nabucodonosor II...
Ir para o topo Ir para baixo
Beatrice




Mensagens : 7
Data de inscrição : 02/08/2010
Idade : 28

Nimrod - O Criador da Globalização Empty
MensagemAssunto: Re: Nimrod - O Criador da Globalização   Nimrod - O Criador da Globalização Icon_minitimeSex Ago 20, 2010 12:03 am

Sargão, o Grande (2334-2279 Antes da Nossa Era) como é chamado por modernos historiadores, foi um brilhante líder militar, bem como um administrador energético e inovador. Sargão foi o primeiro rei a unir a Mesopotâmia sob o comando de uma só pessoa, sendo que o império acádico por ele montado passou a ser o padrão para outros governantes. Sargão começou sua carreira como um alto oficial da corte do rei sumério de Kish chamado Ur-Zababa. Lugalzagesi destronou ou assassinou o rei Ur-Zababa antes de começar sua série de conquistas. Sargão lançou um ataque surpresa contra a capital de Lugalzagesi, Uruk, e destruiu suas muralhas, assumindo o poder de Kish e estendendo-o após por toda Mesopotãmia do sul e central.

Aumentando os limites do Imperio: No começo de seu reinado, a grande parte da região Sul da Mesopotâmia (Suméria) estava sob o controle de Lugalzaggesi. Uma vitória sobre ele significaria uma significativa expansão do território de Sargão. Após tê-lo vencido, Sargão dirigiu sua atenção para o Norte da Mesopotâmia. Em inscrições de Sargão, estão mencionadas cidades como Mari e Tuttul (Eurafrates Central, ou Síria Moderna) e mais ao Norte, são citadas Ebla e provavelmente expedições a Anatólia.

O administrador inovador: Um componente importante da política de Sargão e razão do seu sucesso era apontar membros de sua família ou de sua inteira confiança para postos importantes. Ele escreveu: " os filhos da Acádia preenchem as tarefas de enki (autoridades locais) nos países." Sua filha Enheduanna tornou-se alta sacerdotisa da cidade de Ur, dedicada a Inana/Ishtar e Anu. Ser alta sacerdotisa de Ur era uma das posições mais importantes do Sul da Mesopotâmia. Dentre os escribas, Enheduanna é uma das únicas (dentre homens e mulheres) que era conhecida por seu próprio nome, sendo que uma de suas obras-primas é um poema chamado " A Exaltação de Inana". Enheduanna foi temporariamente retirada de seu posto máximo por sacerdotes, provavelmente demonstrando que sua escolha não tinha sido do agrado da população local. Mas ela retorna ao cargo de Alta Sacerdotisa um tempo depois.

Outro fator de sucesso de Sargão na articulação de um governo centralizado eram as ordens por escrito e suas mudanças gerais a nível de administração. Ele criou por decreto um exército de 5.400 homens, de acordo com textos existentes. Este foi provavelmente o primeiro exército profissional. O comércio esta centralizado na Acádia e navios da costa, de origem do Golfo Pérsico, eram obrigados a parar no porto das docas vizinhas da Acádia.

Qual sua importância?
Além de tomar a Mesopotâmia dos Sumérios, ele foi o primeiro reunir varias cidades-estados criando um império.

Gente esse é o meu ponto de vista, se você tiverem opiniões diferentes ou mais complementos, POSTEM! \o/


Fonte: www.angelfire.com/


Ir para o topo Ir para baixo
Karen Naomy Uchiyama




Mensagens : 6
Data de inscrição : 02/08/2010
Idade : 29

Nimrod - O Criador da Globalização Empty
MensagemAssunto: Re: Nimrod - O Criador da Globalização   Nimrod - O Criador da Globalização Icon_minitimeDom Ago 22, 2010 4:30 am

Sobre outros lideres, pesquisei um pouco sobre Hamurabi que também foi um grande líder da mesopotâmia. Very Happy

“Durante o período de hegemonia do império babilônico sobre a Mesopotâmia (1800-1500 a.C.) o rei Hamurabi foi responsável por uma das mais importantes contribuições culturais daquele povo: a compilação de um código de leis escrito quando ainda prevalecia a tradição oral, ou seja, em época em que as leis eram transmitidas oralmente de geração em geração ou de forma consuetudinária. Do código de Hamurabi foram traduzidos 281 artigos a respeito de relações de trabalho, família, propriedade e escravidão. Embora repouse sobre a tradição anterior do direito sumério, o código é conhecido por ser o primeiro corpo de leis de que se tem notícia fundamentado no princípio da Lei de Talião, que estabelece a equivalência da punição em relação ao crime. O código é muitas vezes indicado como o primeiro exemplo do conceito legal de que algumas leis são tão básicas que mesmo um rei não pode modificá-las. Ao escrever as leis na pedra, elas se tornaram imutáveis.”

Ir para o topo Ir para baixo
Jéssica




Mensagens : 5
Data de inscrição : 13/08/2010

Nimrod - O Criador da Globalização Empty
MensagemAssunto: Nimrod - O Criador da Globalização   Nimrod - O Criador da Globalização Icon_minitimeSeg Ago 23, 2010 2:50 am

Eu acho que Nimrod existiu sim, mesmo porque não haveria relatos em vários lugares diferentes da região se não fosse um fato histórico. Sua importancia para nós é a de ter unificado todas as nações proximas criando a globalização, que mesmo não conseguindo todos os propositos iguais , fez com que levantasse a torre de Babel. Acredito que a história e a ideia de um mundo globalizado continua a mesma, pois apesar de sempre querermos que o mundo tenha os mesmo ideais, nunca chegamos a uma ideia igual para todos.

Ir para o topo Ir para baixo
Jéssica




Mensagens : 5
Data de inscrição : 13/08/2010

Nimrod - O Criador da Globalização Empty
MensagemAssunto: Nimrod - O Criador da Globalização/ Outros lideres da MEsopotamia   Nimrod - O Criador da Globalização Icon_minitimeSeg Ago 23, 2010 3:19 am

Bom, vou comentar um pouco sobe o Sargão que a Bia pesquisou.
O Sargão além de ter reunido várias cidades-estados criando um Imperio tambem criou a admistração '' organizada '' e mudanças gerais que ainda nao tinham sido impostas até o momento, ele tambem fez o primeiro exercito profissional que teve grande sucesso. Todos seus atos obtiveram resultado menos quando gucianos invadiram a Mesopotâmia.
Ir para o topo Ir para baixo
Amabile Ferrazoli




Mensagens : 3
Data de inscrição : 24/08/2010

Nimrod - O Criador da Globalização Empty
MensagemAssunto: Re: Nimrod - O Criador da Globalização   Nimrod - O Criador da Globalização Icon_minitimeTer Ago 24, 2010 5:30 am

Na minha opinião, Nimrod existiu sim. Mas como todo personagem da história antiga, a história de sua vida pode ter variações em relação à realidade. A construção da Torre de Babel pode ter sido apenas um motivo, uma motivação para outros povos que temiam o tal segundo dilúvio e, de certa forma, Nimrod foi o que organizou e arquitetou a construção da Torre.
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin



Mensagens : 53
Data de inscrição : 01/08/2010

Nimrod - O Criador da Globalização Empty
MensagemAssunto: Sobre Sargão e Nimrod   Nimrod - O Criador da Globalização Icon_minitimeTer Ago 24, 2010 8:22 pm

Olá, pessoal!

De fato, a história de Sargão é muito interessante, dados os feitos e conquistas, principalmente, como foi referido, em seu poder de organização. Teria Sargão iniciado aquilo que faltou a Nimrod? Ao que parece, embora Nimrod, o grande caçador, tenha criado o primeiro processo de globalização, a confusão e a desordem se originaram nesse mesmo projeto.

E Sargão, posterior a Nimrod, poderia ter tentado pôr ordem nas coisas.

O que acham?

De qualquer forma, encerraremos esse tópico e espero que todos tenham aproveitado grandemente tudo o que foi feito aqui.

E agora, vamos à Grécia.

Até os próximos posts.
Ir para o topo Ir para baixo
https://historiaemclic1a.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado





Nimrod - O Criador da Globalização Empty
MensagemAssunto: Re: Nimrod - O Criador da Globalização   Nimrod - O Criador da Globalização Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Nimrod - O Criador da Globalização
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Nimrod - O Criador da Globalização
» Nimrod - O Criador da Globalização

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
História em um Clic - Um Projeto ETEC PJ :: 1C - Clique aqui... :: Os Grandes Líderes-
Ir para: